O excesso de dióxido de carbono (CO2) no ar afeta a saúde, a concentração e o bem estar das pessoas. Não é um gás tóxico, mas pode dificultar a absorção de oxigeno. Uma das recomendações mais repetidas pelas autoridades de saúde para reduzir os contágios de coronavírus dentro dos estabelecimentos é uma boa ventilação. Dessa forma, os medidores de CO2 estariam relacionados com o Covid-19, pois podem servir como um bom indicador de salubridade em locais fechados, já que a propagação do vírus por aerossóis é muito mais fácil em locais pouco ventilados.

O dióxido de carbono (CO2) é gerado no meio ambiente pela respiração das pessoas, pelo que nos espaços fechados os níveis de CO2 tendem a aumentar. Desta forma, pode-se usar um medidor de CO2, programando um alarme que determine quando a ventilação desse espaço fechado seria obrigatória.

Na Casmar incorporamos ao nosso catálogo os medidores de CO2 da empresa espanhola PCE Ibérica, que permitem conhecer os níveis de dióxido de carbono nos espaços e notificar através de sinais visuais ou acústicos quando se detetam concentrações críticas deste gás. Desta forma, podem ser estabelecidos protocolos para proceder à ventilação manual ou automática de espaços.

Toda a nossa oferta de medidores de dióxido de carbono, também medem temperatura ambiente e humidade relativa. No nosso catálogo encontrará um grande variedade de sensores para instalação fixa ou de sobremesa. Podem ser utilizados de forma individual ou conectados a um sistema de alarme de gás. Alguns modelos incluem uma função de registo de dados, enviando esta informação a um computador e assim poder fazer uma análise de larga duração.