SmartCell de Ziton é um sistema inovador e flexível de deteção de incêndio que consiste em uma central autónoma via rádio convencional capaz de albergar 32 dispositivos wireless e com a possibilidade de configurar até 16 zonas, obtendo, por tanto, umas prestações muito próximas às oferecidas por um sistema de deteção de incêndio via rádio analógico.

O fato de possuir um sistema totalmente autónomo via rádio oferece uma solução fácil e económica (economia de cablagem e tempo de instalação) para instalações pequenas e medias tais como lojas, pequenos escritórios, oficinas, pequenos hotéis ou residências, etc.

Especialmente nos locais onde a instalação possa ser mais complicada (edifícios históricos ou singulares, por exemplo) torna-se uma alternativa perfeita aos atuais sistemas convencionais cablados ou mistos (elementos cablados e elementos via rádio).

SmartCell dispõe de homologação das normas EN54-2, EN54-4, EN54-13 e EN54-25 para a central, assim como o resto das normas EN54 requeridas pelos elementos de campo tais como detetores, botoneiras, sirenes, etc.

O painel de controle é intuitivo e muito fácil de usar, com opções muito abrangentes que podem ser configuradas diretamente no painel ou via PC. Com o software de programação pode aceder às funções avançadas de configuração, só disponíveis habitualmente em sistemas muito mais potentes.

SmartCell possui uma ampla gama de dispositivos sem fio para a proteção contra incêndios. A instalação destes dispositivos é muito simples e permite uma implantação rápida sem danificar a estrutura do imóvel. Além disso, o alcance dos dispositivos é excelente, oferecendo um link enlace via rádio de grande qualidade.